Um “hacker” é alguém com habilidades em informática que pode penetrar em dispositivos eletrônicos, redes e sistemas de computadores, seja para avaliar sua segurança, melhorá-los ou realizar atividades ilegais.
A palavra “hack,” em inglês, pode ser traduzida para o português como “gambiarra,” representando uma solução improvisada e criativa para resolver um problema.
Na década de 1950, “hack” começou a ser usada para descrever uma modificação inteligente em máquinas.
Nos anos seguintes, o termo “hacker” se tornou comum na área de informática, referindo-se a programadores, tanto profissionais quanto amadores, que conseguiam modificar (ou “hackear”) sistemas para aprimorá-los.
No entanto, na década de 1990, o termo adquiriu uma conotação negativa. Muitos programadores mal-intencionados ignoraram os princípios éticos estabelecidos pela comunidade hacker nas décadas anteriores e passaram a invadir sistemas para realizar golpes bancários, roubar informações confidenciais e até derrubar sites na internet, entre outras atividades.
Esses programadores mal-intencionados passaram a ser chamados de “crackers.”
Há uma distinção importante entre hackers e crackers:
Os hackers geralmente se envolvem em atividades relacionadas à informática, algumas das quais podem ser ilegais. Se descobertos, podem enfrentar processos legais e possíveis penas de prisão. Aqueles que usam seus conhecimentos em informática e programação para realizar atividades ilegais são conhecidos como crackers.
Enquanto muitos hackers usam suas habilidades para destacar as vulnerabilidades de um sistema, os crackers têm como objetivo danificar ou modificar sistemas para obter benefícios pessoais.
Em muitos casos, alguns hackers desenvolvem software para ajudar outros usuários a se protegerem contra possíveis ataques de crackers.
Grandes empresas frequentemente contratam hackers para testar a segurança de seus sistemas de informática. Esses hackers tentam acessar os sistemas e descobrir suas vulnerabilidades, com o propósito de aprimorar a segurança e evitar futuros ataques.